Carro a Gás - Convertedora GNV e Auto Center 

Porque converter?

O Gás Natural Veicular (GNV) vem conquistando a cada dia mais consumidores. Motivos não faltam: é mais barato e qualquer carro a gasolina ou a álcool pode ser convertido a gás. Assim, o veículo passa a ser bi-combustível, não anulando a possibilidade de abastecer com o outro produto.

O GNV também aumenta o rendimento do carro. Enquanto um veículo a gasolina, por exemplo, tem o rendimento médio de 10Km/l, o movido a gás rende 13 Km/m³.

Os equipamentos básicos de uma conversão típica de veículo para o uso de GNV podem ser vistos na Figura 1. Estes equipamentos compõem o “kit” de conversão. Ao “kit” de conversão deve-se acrescentar o(s) cilindro(s) de acondicionamento do gás a alta pressão. Desse modo, a conversão é possível por meio da composição: “kit” de conversão + cilindro de alta pressão.

Figura 1: “Kit” de conversão típico para uso de GNV em veículos.


Estes equipamentos permitem que o veículo convertido utilize o GNV como combustível, conjuntamente com o combustível original. A seguir destacam-se os componentes do “kit” de conversão.

1. Redutor de pressão;
2. Válvula de abastecimento;
3. Válvula de cabeça de cilindro com dispositivos de excesso de pressão e fluxo;
4. Tubulação de aço de alta pressão;
5. Eletroválvula de combustível (gasolina ou álcool);
6. Tubulação de baixa pressão;
7. Tubulações e conexões para sistema de água quente;
8. Misturadores;
9. Chicote elétrico (não apresentado neste “kit”);
10. Chave comutadora e indicador de nível;
11. Manômetro (medidor de pressão do GNV);
12. Suportes das tubulações;
13. Tubulações de combustível (gasolina ou álcool).

Além dos equipamentos apresentados, pode-se ainda empregar opcionalmente os seguintes equipamentos eletrônicos, que são recomendados pois auxiliam o bom funcionamento do motor:

Emuladores;
Variadores de avanço;
Indicadores digitais de nível.

Dentre os equipamentos apresentados, destacam-se o cilindro de alta pressão, o redutor de pressão, as válvulas de cabeça de cilindro, a tubulação de alta pressão e a válvula de abastecimento. Estes equipamentos desempenham um papel importante no funcionamento e na segurança do veículo convertido e respondem pela maior parte dos custos. Uma descrição mais detalhada destes equipamentos principais será apresentada a seguir.


Confira abaixo outras vantagens de utilizar o Gás Natural:

- O risco de combustão é muito menor, pois o gás só queima a 620º e seu abastecimento não põe o produto em contato com o ar.

- Sua queima não libera fumaça favorecendo a proteção do meio ambiente.

- Permite aumentar o intervalo de troca de óleo.

- Por ser mais limpo e seguro, é um combustível que prolonga a vida útil do motor.

- Os cilindros de armazenamento de gás natural são resistentes a choques, colisões e até armas de fogo.

- As principais montadoras de carros do mundo estão produzindo veículos especialmente preparados para usar o GNV.

- O gás natural está em condições de garantir uma reserva de 65 anos enquanto a quantidade de petróleo no mundo garante uma reserva de aproximadamente 40 anos.

- Os proprietários deste tipo de automóvel em estados como o Rio de Janeiro, só pagam 1% de IPVA, enquanto os de gasolina desembolsam 4%.

- Não existe gás pirata ou batizado.

- O kit pode ser removido e instalado em outro veículo.

E as desvantagens?

Apesar de tantos pontos positivos, você deve levar em conta os seguintes desvantagens:

- Seu veículo perderá entre 10 a 20% de potência por utilizar gás natural.

- Caso tenha problemas no motor, perderá a garantia de fábrica. Neste caso, terá que contar com a garantia de quem vendeu o kit de gás.

- O cilindro pode reduzir em até 60% do seu preciso espaço de bagagens.

- Dificuldade em achar postos GNV em muitas localidades.

Uma de nossas especialidades é corrigir defeitos que os veículos movidos a Gás Natural eventualmente apresentam, como por exemplo:

  • Estouros (back fire)
  • Instabilidade de marcha lenta
  • Erros de mistura
  • Gasto excessivo de combustível
  • Motor morrendo
  • Problemas no combustível líquido
  • Falta de potência
  • Chaves defeituosas
  • Vazamentos
  • Reteste de cilindros

Traga seu carro para nós resolvermos os problemas que ninguém consegue resolver.

Oferecemos também o serviço de reinstalação de seu kit GNV.

Se você comprou um kit usado, ou quer "transplantar" seu kit para outro veículo, traga seu carro até nós. A mesma qualidade de mão de obra que dispomos para a instalação será colocada a sua disposição para a reinstalação.

Eventualmente algumas peças podem precisar ser substituídas.

Como Converter?

Para realizar a conversão, o carro deverá passar por uma instalação de um kit, que leva de 4 a 6 horas, tornando o veículo um bi-combustível preparado para andar com gás e gasolina ou álcool. Cabe alertar que a conversão deve ser feita pelas oficinas especializadas com fiscalização do ANP e INMETRO. Exija a nota fiscal e o Certificado de Homologação do INMETRO. Depois é só marcar uma vistoria no Detran e levar os documentos exigidos.

Para fazer a conversão você precisa seguir os passos listados abaixo:

1) Procurar a Carro a Gás que é uma oficina autorizada pelo INMETRO, http://www.inmetro.gov.br .
2) Providenciar a instalação do kit que torna o veículo bi-combustível, preparado para andar com gás e gasolina ou álcool.
3) Exigir a nota fiscal e o Certificado de Homologação.
4) Agendar a vistoria no http://www.detran.rj.gov.br, levando os documentos exigidos.